Anúncio topo

Filhos tímidos: como lidar com eles?

Bem-estar

Filhos tímidos: como lidar com eles?

Seu filho não para nem um minuto dentro de casa: brinca, fala, dá risada e se diverte quase o tempo todo. Mas quando você o leva a um ambiente com pessoas pouco conhecidas, ocorre uma transformação. Ele se fecha, não fala, não responde perguntas e fica claramente desconfortável. Se essa situação é comum para você, então provavelmente você é mãe de filhos tímidos.

Nesse caso, seu primeiro passo é entender que, na maioria das vezes, isso não é nenhum problema. A timidez não é um defeito, é apenas uma característica que pode ser encontrada em pessoas de todas as idades. Aposto que você conhece adultos tímidos que são felizes e bem-sucedidos, não é? Da mesma forma, seu filho também pode conviver com isso e ter uma ótima vida.

Portanto, não tente força-lo a ser diferente e evite ao máximo situações de desconforto. Muitas vezes temos a impressão de que a criança precisa ser exposta a eventos sociais para deixar a timidez de lado, mas esse tipo de estratégia tem efeito contrário, só irá deixa-la mais retraída. Também não adianta culpa-la ou puni-la por não responder o que foi perguntado ou por não conversar com outros familiares.

LEIA TAMBÉM: Alerta: Cuidado com o que a criançada assiste no YouTube

Ao invés disso, seja um apoio para seu filho. Provavelmente, você é uma das pessoas com quem ele mais fala e se abre. Assim, procure assuntos que sejam do interesse dele e converse ao máximo com ele. Mesmo sem perceber, isso servirá como um “treino” para que ele também dialogue com outras pessoas.

Vale a pena investir também em ferramentas alternativas de comunicação, principalmente se seu filho é introspectivo mesmo com você. Nesse caso, desenhos, jogos, aplicativos ou brinquedos podem servir como um canal de aproximação.

Outra dica importante é incentivar a interação com colegas da mesma idade. É normal que crianças se sintam constrangidas ao conversar com adultos, mas é mais comum que essa resistência seja menor com outras crianças. Assim, não proíba seu filho de ir à casa de amigos e fazer outros programas com colegas. Procure leva-lo a parques e lugares onde ele possa ter essa interação. Mas claro, sem forçar a barra!

Ainda que não seja comum, lembre-se que a timidez em excesso pode ser um sintoma de algum problema psicológico. Se perceber que as reações são exageradas e não apresentam grandes melhorias, o recomendável é procurar o auxílio de um especialista para checar se realmente há algo de errado e o que pode ser feito.

Porém, em geral, o segredo é aceitar o seu filho como ele é. Seja um suporte e ajude no que for possível para que ele supere as barreiras sociais, sempre ponderando quais são os limites. A verdade é que crianças tímidas são igualmente encantadoras e podem revelar grandes surpresas com um jeitinho que só elas têm. Ou seja, se preocupe menos e aproveite mais o convívio com elas!

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

Foto: Disney Babble Brasil – Uol


Tags: ,
Pati Azevedo

Pati Azevedo

Estilista, Empresária, editora do blog Grávidas e Antenadas e mãe de 2 crianças lindas!


Comentários


Posts relacionados

Especial Baby Bum e tudo que rolou em umas das maiores feiras no segmento

Especial Baby Bum e tudo que rolou em umas das maiores feiras no segmento, que aconteceu semana passada em São…

Leia mais

Moda infantil e uma seleção confortável para brincar

Moda infantil e uma seleção confortável para brincar – separei alguns produtos que são fáceis de combinar e ainda proporciona…

Leia mais

Faça uma festa no Halloween e se divirta com as crianças

Faça uma festa no Halloween e se divirta com as crianças. Preparados para se divertir? Veja o que separamos para…

Leia mais

Plugin produtos

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados