Anúncio topo

Especial tosse: remédios naturais para crianças

Bem-estar

Especial tosse: remédios naturais para crianças

Estou lendo um livro muito interessante sobre remédios naturais para crianças e resolvi compartilhar aqui com vocês. Hoje vou compartilhar a parte que fala da tosse, continue lendo…

Expulsão violenta de ar dos pulmões que permite limpar ou proteger as respiratórias. A tosse pode estar associada a infecções (por exemplo, gripe, bronquite, otite, amigdalite, sinusite, coqueluxe, pneumonia), alergias, rinorreia posterior irritantes ambientais, enfermidades, ansiedade, obstrução das vias respiratórias temperaturas extremas ou dentição. Ataques recorrentes de tosse durante a noite podem ser indicativos de asma. Considerando que a tosse é um sinal comum a diversas afecções, é importante descobrir qual é a causa subjacente para um tratamento adequado. Esse reflexo natural do organismo geralmente não deve ser suprimido por medicamentos farmacêuticos. A tosse pode ser seca ou produtiva, conforme ausência ou presença de expectoração. Caso a tosse seja acompanhada de temperatura elevada, como febre, precisa consultar um médico.

tosse

Dieta e suplementos

Incluir alho e cebola, caldos caseiros de legumes, gengibre fresco (por exemplo, gengibre ralado na sopa), papaia, mamão formosa, abacaxi, couve, couve-de-bruxelas e tomilho na dieta alimentar. Ingerir fluidos frequentemente incluindo água, infusões e sucos naturais de vegetais (por exemplo, cenoura, laranja, uva, limão, um pouco de suco com gengibre e mel). Evitar alimentos que favorecem a produção de muco ou que o tornam mais espesso, como açúcar refinado e derivados, laticínios, gorduras prejudiciais e trans, frituras, alimentos industrializados e farinhas refinadas. A tosse pode ter como causa uma sensibilidade alimentar. Se a tosse é o resultado de uma infecção, seguir uma dieta rica em vitaminas A, C e zinco e selênio. Em caso de infecção, o sistema imunológico pode ser reforçado com um suplemento alimentar da linha infantil ou júnior. Administrar a dose recomendada a cada 3 horas durante os 3 primeiros dias, e 3 vezes ao dia durante os 14 dias seguintes. Caso seja necessário tomar antibiótico, complementar o tratamento com probióticos. (Atenção, o antibiótico deverá ser receitado por um médico).

Fitoterapia

Herbalismo

As infusões ou tinturas de tanchagem, malva, alteia ou verbasco podem contribuir para aliviar a tosse seca. A infusão de verbasco deve ser bem coada. Essas preparações também podem ser usadas para fazer gargarejos 2 vezes a dia, durante 1 a 2 minutos. Se a tosse seca vem acompanhada de cócegas na garganta, acrescentar cidreira ou tília aos preparados de plantas. As infusões ou tinturas de gengibre, semente de funcho, tomilho ou primavera aliviar a podem tosse com muco. Adoçar as infusões com mel, de preferência de origem orgânica. Uma infusão de casca de limão com sumo de limão e mel também aliviar a tosse e ajudar a combater uma infecção. Em caso de tosse noturna, cortar rodelas de cebola e colocar num prato, na mesa de cabeceira, de modo que faça efeito durante a noite. Tomar a dose recomendada a cada 2 horas ou ao dia, conforme a intensidade da afecção, durante 2 a 3 semanas. Preparar um xarope intercalando rodelas de cebola e mel dentro de um recipiente. Manter o recipiente fechado durante pelo menos 2 horas ou durante toda a noite (6-8 horas). Administrar uma colher de chá desse xarope 3-4 vezes ao dia. O xarope conserva-se de 2 a 3 dias na geladeira. No caso de expetoração seca ou pegajosa, ou de crianças menores, o xarope deve ser diluído num pouco de água de modo a evitar um possível engasgamento. Para evitar o cheiro da cebola, a criança pode apertar o nariz enquanto toma o xarope, o que também torna mais divertida a hora de tomar o remédio. Não esquecer as recomendações do planejamento alimentar em relação a mel e açúcar. (Atenção: crianças menores de 2 anos, consultar o médico para liberar o consumo do mel).

Aromaterapia

Óleos essenciais: alfazema, Eucalyptus smithii, manjerona, hortelã-verde ou tea tree. Usar em vaporização na casa, inalação (banhos de vapor facial ou aplicar uma gota de óleo essencial num lenço e colocar embaixo do travesseiro ao deitar) e massagens. Ao deitar, massagear a planta dos pés da criança com um óleo essencial diluído em óleo veicular (por exemplo, óleo de amêndoa doce) calçar meias e deixar o óleo agir durante a noite.

tosse

Florais de Bach

Aspen para os medos e os estados de apreensão que podem se desenvolver nessa condição.

Crab Apple ajuda na limpeza do organismo.

Olive para exaustão física e/ou mental por causa dos ataques de tosse.

Rescue para tranquilizar a criança e aliviar os ataques de tosse. Tomar Rescue (gotas, pastilhas) e, ao deitar, massagear Rescue em creme no peito, no pescoço e na parte superior das costas.

Sweet Chestnut para situações-limite: quando a criança se sente angustiada.

Hidroterapia e geoterapia

Os banhos de vapor facial podem aliviar essa condição. O banho de pés de temperatura crescente e a aplicação de compressas quentes no peito podem diminuir a inflamação e facilitar a eliminação de muco. Aplicar as compressas durante 15 minutos 2 a 3 vezes ao dia. Acrescentar óleos essenciais, florais de Bach e/ou preparados de plantas medicinais a essas aplicações.

tosse

Homeopatia e sais de Schussler

Homeopatia

  • Aconitum para tosse seca, dolorosa, de início súbito e violento, por um golpe de frio seco, acompanhada de ansiedade e inquietação: agrava mento à noite, por inalar e beber.
  • Antimonium tartaricum para tosse áspera, sufocante: dificuldade respiratória; chiado; peito congestionado, com muco difícil de eliminar; vômitos; quando as asas do nariz se movimentam na respiração; quando a criança se senta ou se estica para trás para tossir; língua amarela ou branca.
  • Arsenicum album para tosse com ardor, falta de ar ansiedade; inquietação; agravamento às 2 horas da madrugada; alívio ao se sentar e por aplicações quentes.
  • Belladonna para tosse de início súbito e violento, seca e breve, com coceira: agravamento à noite; quando a criança chora antes de tossir, possível febre: garganta seca e inflamada; espasmos respiratórios; rosto vermelho e brilhante. Bryonia para tosse noturna, seca, muito dolorosa, que vem do estoma go; acessos de tosse; agravamento ao mínimo movimento; sensação de peito congestionado com muco; respiração superficial; irritabilidade;
  • Tenha em conta que normalmente as crianças só são capazes de fazer gargarejos a partir de uma certa idade. Para verificar se seu filho já consegue gargarejar, faça-o tentar com um pouco de água, sob a sua supervisão, para assegurar-se de que ele não engasgue.
  • Proteger a garganta com lenços, cachecóis ou gola alta. Durante o tempo frio não esquecer de retirar o cachecol sempre que entrar num local quente para evitar os choques de temperatura (por exemplo, carro aquecido, locais com ar-condicionado).
  • Evitar que a criança fique exposta a ambientes com fumaça e não fumar em casa.
  • O repouso faz parte da recuperação no caso de tosse por infecções. Mas, quando possível, a criança deve se movimentar um pouco para favorecer a eliminação do muco.
  • A prática de respirações profundas ou de outras técnicas respiratórias (por exemplo, método Papworth ou certos tipos de yoga, como Pra nayama) permite manter os pulmões fortificados.

Atenção: Sempre consulte um médico pediatra antes de dar qualquer medicamento, mesmo que for natural!

Fonte: Livro Guia de Remédios Naturais para Crianças de Sofia Loureiro Doutora em Química do Ambiente e Terapeuta Natural.


Tags: , , ,
Pati Azevedo

Pati Azevedo

Estilista, Empresária, editora do blog Grávidas e Antenadas e mãe de 2 crianças lindas!

Comentários


Posts relacionados

Brotoeja: o que é?

Afinal, o que é brotoeja? A dúvida é frequente e pode, sim, assustar muitas mães! Hora de esclarecer tudo! Convidamos…

Leia mais

Atitudes que esperamos dos padrinhos dos nossos filhos

Batizar uma criança é muito mais do que só dar presentes em datas especiais, e hoje separei uma matéria bacana…

Leia mais

BEPANTOL® BABY E INSTITUTO GUGA KUERTEN FIRMAM PARCERIA

BEPANTOL® BABY E INSTITUTO GUGA KUERTEN FIRMAM PARCERIA EM PROL DA EVOLUÇÃO DE MILHARES DE BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA…

Leia mais

Plugin produtos

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados