Anúncio topo

Dicas para visitar um recém-nascido na maternidade

Dicas

Dicas para visitar um recém-nascido na maternidade

A ansiedade para conhecer um bebê que acabou de nascer é normal. Mas antes de sair correndo, preste atenção em alguns detalhes. Assim, você não corre o risco de ser inconveniente e atrapalhar esse momento tão íntimo e delicado. Veja agora algumas dicas para visitar um recém-nascido na maternidade:

Baseado um pouca da minha experiência e de algumas amigas, seguindo essas dicas, você vai fazer uma visita saudável e a nova mamãe vai amar.

Prefira visitar na maternidade e de preferência no segundo dia. Por que?

Porque, no dia que o bebê nasce a mamãe provavelmente ainda está anestesiada e com alguns incômodos, ela ainda não curtiu muito seu bebê e está naquela fase de conexão com a nova vida.

Se o parto for normal, imagine que ela ficou várias horas em trabalho de parto e com certeza ela vai estar exausta.

Embora algumas mães preferem receber as visitas ainda no hospital, pela praticidade de poder contar com todo o suporte das enfermeiras para os cuidados com o bebê, por não precisar se preocupar com a organização e a limpeza da casa, nem com o que servir. Outras, acham os primeiros dias são muito cedo, preferem reservar esse momento íntimo apenas para a família. Para saber qual é o caso, não tem segredo: é preciso perguntar. Se o pai ou a mãe pedirem para que você espere mais algum tempo, não fique chateado. Respeite a decisão e visite-os no momento combinado. Quando começam a tirar os cuidados com o bebê de letra, geralmente depois do terceiro mês, as mães passam a adorar receber visitas. Isso porque acabam ficando muito tempo dentro de casa, só com a criança, e conversar com um adulto ajuda a espairecer.

Ligue antes. Sempre!

Visitas surpresas nem sempre são agradáveis. Com um recém-nascido em casa, então, pior ainda. Ligue antes de aparecer e combine com a família o melhor horário. O bebê ainda não tem horários definidos para dormir e você pode tocar a campainha bem na hora da soneca, que também é um dos poucos momentos que a mãe tem para aproveitar e descansar.

Coma antes de chegar e evite ir em horários de refeições

Quando nasce um bebê, a rotina da família se altera de tal forma que fazer uma refeição completa representa quase um milagre. Fazer uma refeição completa, sem deixar a comida esfriar é mais raro ainda. Então, evite combinar visitas em horário de almoço ou jantar. Mesmo que você deixe claro que não espera que os anfitriões sirvam nada, eles podem se sentir frustrados por não conseguirem oferecer algo. Além disso, você pode chegar bem na hora em que eles próprios estão comendo. Uma boa alternativa é fazer a visita e levar uma comida pronta, para oferecer aos pais, que nem sempre têm tempo de cozinhar.

Pergunte para a mamãe se tudo bem você pegar o bebê. Se ela permitir, lave as mãos! 

Se quiser levar crianças, ligue e pergunte e se for inevitável, procure fazer uma visita rápida para evitar stress no bebê.

Não vá se estiver doente.

Esse tópico dispensa explicações, mas, mesmo assim, é bom lembrar. Como o bebê acaba de chegar ao mundo, ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas. Por isso, ele fica mais suscetível a ação de vírus e bactérias. Melhor se recuperar totalmente antes de conhecer o recém-nascido.

Não fume, não beba e não use perfumes!!!

O olfato do bebê é muito sensível. Sem falar na possibilidade de ele ter uma série de alergias ou restrições, que ainda não foram diagnosticadas. Por isso, é de bom tom evitar expor a criança a cheios desnecessários. Não fume antes (e muito menos durante) da visita e esqueça os perfumes fortes. Melhor ainda se você esquecer os perfumes em geral.

Não peça para a mãe acordar o bebê.

Sono de recém-nascido é sagrado. Pelo menos para os pais que passam dias e noites acordados, esperando ansiosamente pelo momento em que o bebê finalmente fecha os olhos e descansa. Assim, eles também podem dormir um pouco ou fazer outras atividades. Por isso, se bem na sua hora de fazer a visita a criança estiver dormindo, nem cogite a possibilidade de pedir aos pais que o acordem.

Segure os conselhos e palpites.

Tudo o que uma nova mãe não precisa é de palpites. Nunca. Nem mesmo quando seu filho for mais velho. Mas, principalmente, nessas primeiras semanas, quando ela ainda está se adaptando ao novo papel, conselhos inconvenientes podem deixá-la irritada, insegura, triste… A reação depende do temperamento de cada uma. Portanto, evite ao máximo frases como “Dá uma mamadeira. Esse bebê deve estar com fome”, “Coloque ele no berço, se não vai ficar mal acostumado” ou “Deixa ele chorar um pouco. Faz bem para os pulmões”.

 

Não é legal o visitante querer levar lembrancinhas para outras pessoas que não estejam na visita! Normalmente, as lembrancinhas são contadas. Com certeza a mamãe vai entregar algumas lembrancinhas extras se quiser que o visitante entregue para alguém!

Não tire fotos, se a mãe não permitir.

A gente entende que aquele rostinho é muito fofo, assim como a mãozinha, a roupinha e os cabelos e que, por isso, a vontade de fazer uma foto e postar nas redes sociais, para compartilhar com o mundo, é quase incontrolável. Mas segure-se! Só tire fotos e publique na internet se os pais permitirem. Ainda assim, evite o uso de flashes, que podem incomodar o bebê.

Hora de amamentar = hora de ir embora

Se perceber que o bebê está reclamando e que pode ser fome, esse pode ser um sinal de que é momento de se despedir. Algumas mulheres se sentem constrangidas e preferem amamentar o bebê sozinhas, de maneira reservada. Principalmente no início, quando muitas não têm tanta prática, elas podem se atrapalhar e ficar inseguras ao oferecer o peito para o bebê. Fazer isso na frente de outras pessoas pode potencializar as dificuldades. Na dúvida, é melhor aproveitar para ir embora. Ou, então, ofereça para sair do local.

Fonte: Revista Crescer

Fotos: www.st-marys.org, Ratunda Maternity


Tags: , ,
Pati Azevedo

Pati Azevedo

Estilista, Empresária, editora do blog Grávidas e Antenadas e mãe de 2 crianças lindas!

Comentários


Posts relacionados

Faça uma festa no Halloween e se divirta com as crianças

Faça uma festa no Halloween e se divirta com as crianças. Preparados para se divertir? Veja o que separamos para…

Leia mais

Não faça comparações: cada criança é única

Todo pai ou mãe deseja o bem do seu filho acima de qualquer outra coisa. É por isso que, quando…

Leia mais

Acessórios para decorar!

A hora de criar o quartinho do bebê é repleta de etapas e momentos (todos tão especiais!). Mas uma vez…

Leia mais

Plugin produtos

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados