Anúncio topo

A UNIÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO A FAVOR DAS CRIANÇAS

Cultura

A UNIÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO A FAVOR DAS CRIANÇAS

A UNIÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO A FAVOR DAS CRIANÇAS

Despertar a atenção das crianças para livros e brinquedos educativos não é uma tarefa fácil. Os jogos de cartas e tabuleiros deram espaço aos games interativos de celulares e tablets. É só olhar em volta que enxergamos as crianças plugadas, com fones de ouvido e sem tirar os olhos da tela do smartphone. Mas dá para usar a era digital a seu favor sem tirar a diversão dos pequenos.

Você conhece o termo edutainment? É o nome da metodologia criada a partir da união das palavras education e entertainment. Essa nova modalidade que combina entretenimento com educação em produtos de diversos formatos, surgiu no fim da década de 40 em uma das produções de Walt Disney. Games, livros, séries e desenhos podem ser educativos sem perder o encanto. Se bem planejado, o conteúdo prende a atenção das crianças pois passa longe da forma como o ensino é apresentado em sala de aula, por exemplo.

Mesmo quando estão sentados no sofá da sala vendo TV ou navegando na Internet, os produtos digitais edutainment proporcionam momentos de aprendizagem às crianças. Isso ajuda, inclusive, no desempenho escolar. O fato de absorverem conteúdo de uma forma leve e, aparentemente, despretensiosa, faz com que melhorem na hora de fazer a lição de casa e durante as aulas. Isso porque o sistema aumenta o estímulo e comprometimento dos alunos. Além disso, essa metodologia é um plus para os professores, pois otimiza a forma de passar o conteúdo, deixando-o de forma mais atrativa e de fácil entendimento.

Hoje, existem alguns serviços que aderem a essa modalidade. No entanto, é raro encontrar opções que realmente combinem educação e entretenimento na medida certa. Isso porque é preciso realmente entender o que passa na cabeça da criança para atrair sua atenção e ainda gerar um bom aprendizado.

De qualquer forma, essa metodologia vem tomando forma no país. Ao mesmo tempo que melhora o desempenho das crianças, é vantajosa também para os pais que veem seus filhos evoluindo e aprendendo enquanto brincam com uma didática leve e divertida. Se você ainda acredita que é impossível aprender e se divertir, vale à pena procurar por novos desenhos, jogos e aplicativos. O resultado será surpreendente.

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.


Tags:
Pati Azevedo

Pati Azevedo

Estilista, Empresária, editora do blog Grávidas e Antenadas e mãe de 2 crianças lindas!

Comentários


Posts relacionados

Leitura para os pequenos

Dois lançamentos e muito conhecimento para os pequenos! Vem ver!   A Editora Bamboozinho, sob curadoria de Lô Carvalho, apresenta…

Leia mais

Quarto de menino!

Quarto clean, mas cheio de estilo e com aquela “carinha” de menino? Vem ver esse ambiente, com móveis e enxoval…

Leia mais
Frases Maternas

10 frases maternas que fazem sucesso nas redes sociais

Muda a família, endereço, mas as dificuldades maternas são iguais para todas as mamães e papais. Sempre quando soltamos nossas…

Leia mais

Plugin produtos

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados