Anúncio topo

O ronco do bebê

Bem-estar

O ronco do bebê

Pois é, seu bebê pode emitir ruídos – e até roncar – enquanto dorme! Fique de olho na respiração dele e entenda quando é realmente a hora de se preocupar com esse barulhinho

 

Não dá para negar: depois de passar horas acordados, seja dia ou madrugada, olhar para o peques quantidades de secreção.

Os tais ruídos são resultantes da vibração dessa secreção e dos tecidos das vias aéreas, principalmente do nariz e da garganta. Se o barulho for mesmo inofensivo tende a desaparecer à medida que o neném cresce. Isso por que em torno do 5° ou 6° mês de vida ele terá o dobro do peso que tinha ao nascimento, momento em que o diâmetro da via aérea também aumenta, eliminando os sintomas para a maior parte dos pequenos.

No caso de dificuldade respiratória, e presença real do que chamamos de ronco, a apneia pode ser um fator resultante, além de outros mais evidentes, como irritabilidade e falta de apetite. Esse distúrbio respiratório é fruto, muitas vezes, de causas genéticas e obesidade. Na dúvida converse com seu pediatra durante uma consulta de rotina mesmo (nada de desespero nesses casos!) e, se for preciso, ele vai te orientar a tratar de maneira correta o problema. É válido ir para a consulta sabendo a periodicidade, como e quando acontece – atitude já considerada pela Academia Americana de Pediatria como uma das principais diretrizes para o tratamento eficiente de ronco infantil.

Genética conta?

Não precisa se sentir culpada – ou caçar o histórico até da bisavó! – o barulho feito pela vibração de secreções acontece e, quando diagnosticado como ronco, nem sempre tem causa genética. O que pode sofrer esse tipo de influência é a tendência a ter adenóide e conchas nasais maiores ou menores, ou mesmo em desenvolver rinite e alergias. Por isso, filhos de pais com problemas de obstrução respiratória possuem maior risco de apresentarem tais casos, o que leva ao ronco.

Dá para evitar?

O tratamento adequado de infecções, como sinusites e amigdalites, bem como o controle da rinite elimina os estímulos que podem levar ao aumento da adenóide, das amígdalas e das conchas nasais inferiores – sendo, sim, uma boa forma de se precaver.  A lavagem do nariz com soro fisiológico ajuda na melhora do mecanismo de limpeza natural da via aérea e tem papel importante no controle dessas alergias.

Os tipos

*Ronco primário ou contínuo: O bebê apenas ronca e mais nada, sem alteração de entrada

de ar pelo nariz

*Ronco secundário ou intermitente: Tem barulho crescente e decrescente com intervalo de

silêncio e pode indicar uma apneia do sono. Essa interrupção respiratória pode durar desde

alguns segundos até minutos e merece avaliação médica

 O motivo

O barulho feito ao dormir pode acontecer devido a um estreitamento temporário das vias aéreas ou por conta de quadros agudos virais, como um resfriado, principalmente se estiver associado a outros sintomas como espirros, lacrimejamento ocular, irritabilidade e até quadro febril. Por volta de 1 ano de idade, muitos casos tendem se resolver espontaneamente, outros exigem acompanhamento com o otorrinolaringologista. O aumento das adenoides, conhecida popularmente como carne esponjosa, também não está ileso de culpa. Porém, uma vez que são estruturas linfáticas, podem regredir durante o crescimento da criança e amenizar os sintomas.

O som do Estridor

Você sabia que é preciso diferenciar o som do ronco do som do estridor? Pois é, este último ocorre durante a inspiração e é mais agudo, geralmente se agravando durante o choro.  A importância dessa diferenciação está no fato de que o estridor pode indicar a presença de um problema chamado laringomalácia – um colapso que ocorre na laringe e pode ser decorrente de alguma malformação na região. Em caso de dúvida se a criança apresenta estridor ou não, certamente o pediatra será capaz de avaliar e orientar.


Tags: , , , , ,
Fernanda Emmerick

Fernanda Emmerick

Comentários


Posts relacionados

Leitura para os pequenos

Dois lançamentos e muito conhecimento para os pequenos! Vem ver!   A Editora Bamboozinho, sob curadoria de Lô Carvalho, apresenta…

Leia mais

Quarto de menino!

Quarto clean, mas cheio de estilo e com aquela “carinha” de menino? Vem ver esse ambiente, com móveis e enxoval…

Leia mais
Frases Maternas

10 frases maternas que fazem sucesso nas redes sociais

Muda a família, endereço, mas as dificuldades maternas são iguais para todas as mamães e papais. Sempre quando soltamos nossas…

Leia mais

Plugin produtos

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados